Engana-se quem pensa
que praticar atividades físicas ao ar livre é necessariamente mais benéfico do
que malhar no espaço restrito de uma academia. Segundo, Ubiratan de Paula
Santos, presidente da Comissão de Doenças Ambientais e Ocupacionais da
Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), essa é uma questão que
deve ser avaliada por seus múltiplos aspectos.
Em academias bem climatizadas, por
exemplo, não há enormes diferenças entre as temperaturas corporal, mesmo nos
picos de calor, e a do ambiente. Isso já não ocorre nos parques, territórios em
que os termômetros obedecem somente às leis da natureza.
É relevante considerar que a poluição
exerce efeito ainda maior durante a prática de exercícios físicos. Nessa hora,
o corpo naturalmente necessita de mais oxigênio e, para isso, inspiramos maior
volume de ar em busca de oxigênio. Dessa forma também aumentam a quantidade de
poluentes inalados e seus efeitos maléficos, adverte José Eduardo Delfini
Cançado, presidente da SPPT.
O risco existe tanto em ambientes
abertos como fechados. Nos fechados, a vantagem é poder controlar a temperatura
e, com isto, facilitar a dissipação de calor produzido pelo corpo. Por outro
lado, sistemas de ar-condicionado podem reduzir a umidade do ar e, no caso de
academias localizadas em vias de grande tráfego, há inclusive o risco de ter o
ar interno ainda mais poluído que o externo.
São poucos os estudos sobre os
prejuízos dos gases poluentes às pessoas saudáveis. Porém, os especialistas não
têm dúvidas quanto aos principais grupos de risco.
"Portadores de doenças crônicas e
algumas de origem metabólicas sofrem mais, portanto, devem evitar os dias de
altas temperaturas e a proximidade de até 200 metros de vias mais movimentadas.
A poluição, além de provocar crises, diminui a performance", pondera o
Ubiratan.
Há países, como o Canadá, em que o
indicado é consultar as taxas de poluição do ar antes da prática de exercícios
físicos ao ar livre.
No que diz respeito à excessiva
quantidade de poluentes e à concentração de ozônio nos parques de grandes
metrópoles como São Paulo, Ubiratan informa que a situação é mais grave nos
horários de maior congestionamento.
Há aumento dos gases e material particulado
nos horários de pico, que chegam a ficar de 4 a 5 vezes maiores. O ozônio
aumenta nos horários de maior presença da luz solar, entre 10h e 16h.
De maneira geral, os melhores horários
para a prática de exercícios ao ar livre são antes das 7h e após às 20h,
horários com menores tráfego de veículos e radiação solar.
Dicas úteis:
Segundo a “intuição” da jornalista Angelina Fontes (adepta
das corridas e fugitiva de locais poluídos) deve-se tentar evitar ao
máximo lugares em que a exposição a poluentes é maior, como corredores de
trânsito e proximidades de fábricas. Vale também ficar atento às condições
meteorológicas. “A chamada inversão térmica aumenta a concentração dos
poluentes, já que diminui a dispersão destes”, destaca o cardiologista, Marconi
Gomes da Silva. Quando o dia for favorável, ele recomenda que as pessoas
procurem locais expostos às correntes de ar consideráveis, como parques e
regiões costeiras. Realizar exercícios em locais fechados, nem sempre
significa evitar a exposição aos poluentes. Segundo o médico, existem várias
atividades domésticas que aumentam significativamente a emissão do monóxido de
carbono (CO) e que prejudicam o rendimento durante o exercício físico.
REFERÊNCIAS:
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2013/05/20/noticia_saudeplena,143402/poluicao-pode-prejudicar-atividades-fisicas-entenda-os-riscos.shtml
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/atividade_fisica_ao_ar_livre.htm
|
São diversos os bens causados pela atividade física, porém podem ser prejudicadas por condições ambientais desfavoráveis à prática do exercício. Exercitar-se em ambientes com ar poluído, por exemplo, pode gerar sintomas que, em muitos casos, são imediatos, podendo ocorrer irritação nas vias respiratórias, garganta seca, vermelhidão nos olhos, cansaço, tontura e, em consequência disso, a queda da performance. Os males causados pela poluição, que muitas vezes são mascarados, representam um fator de risco à longo prazo.
ResponderExcluirAssim, é importante atentar-se aos melhores horários para prática de exercícios ao ar livre; sendo antes das 7:00 e depois das 20:00, horários com menor tráfego de veículos e radiação solar.
Excelente post.
ResponderExcluirJá se sabe a importância de praticar atividade física regularmente. Esse hábito ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, câncer de mama, de cólon, depressão, entre outras enfermidades. Porém, como o post mostrou, se exercitar em locais poluídos pode causar grandes danos à saúde, pois durante atividades aeróbicas, há maior absorção respiratória, fazendo com que os elementos tóxicos se depositem em maior quantidade nos pulmões, proporcionando maior risco de problemas respiratórios para esses praticantes a longo prazo. A curto prazo, quando há exposição à poluição, o corpo responde com irritação das vias respiratórias, vermelhidão nos olhos, garganta seca, tontura, cansaço e, consequentemente, queda no desempenho do exercício. Por isso é de suma importância se atentar às dicas que foram dadas pelo post, pois não adianta se exercitar buscando saúde e qualidade de vida, porém adquirindo problemas a curto e longo prazo.
Pulmões são maior superfície de contato do nosso corpo com meio externo. Se fosse possível desdobrar alvéolo por alvéolo o mesmo ocuparia uma área inacreditável. No interior dos pulmões, não há apenas ar, eles possuem uma rede de vasos sanguíneos muito extensa, para permitir que o sangue circule. Existem vários tipos de mecanismo de defesa do pulmão, um seria um funcionamento como barreira mecânica para reter partículas de sujeira, fumaça ou poluição. No aparelho respiratório, há células que produzem uma secrecao-o muco, que tem uma série de processo. Então o efeito da poluição pode ser agudo ou crônico portanto é óbvio saber pesquisar o ambiente para a prática da atividade física
ResponderExcluirSem desmerecer os outros blogs, mas este tema para educadores físicos é de muita importância, minha duvida foi tirada, a preocupação com o ambiente de treinamento é de fundamental importância ser adequado, como diz na pesquisa os efeitos são mais notados em pessoas que ja tem consigo problemas respiratórios, não que não prejudique os que não tenham. Outra observação importante, a o risco de ambientes de academias serem tão poluídos quanto em grandes avenidas por estarem situados próximos, sem falar no quesito umidade do ar, que em ambiente com ar condicionado podem deixar o ar mais seco, trazendo com isso se não tiver uma boa ingestão de agua podendo prejudicar ainda mais, o ideal é ter um aparelho portátil para medir os índices de poluentes e utilizar os horários indicados que são antes das 7 da manha e depois das 8 da noite.
ResponderExcluirO durante as atividades físicas aeróbicas o corpo necessita de mais oxigênio e a hemoglobina tem maior afinidade com outras substancias do que ao oxigênio e com os índices de poluição do ar elevados o corpo absorve essas substancias em maior quantidade, desencadeando diversos problemas respiratórios e doenças mais graves nesses indivíduos em curto e longo prazo, pois praticar atividades físicas em locais inadequados com uma alta taxa de poluição do ar pode desencadear irritação nas vias respiratórias, tontura e queda no rendimento durante a atividade, ficar atento sobre o local e horário de se praticar essas atividades é fundamental para que não se desenvolva nenhuma doença ou complicação respiratória e ajude na prevenção de outras doenças se beneficiando de todas as vantagens que uma atividade física pode trazer a saúde.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEspecificamente a poluição do ar é o maior problema quando o assunto é a prática de atividade física ao ar livre. A demanda por oxigênio do organismo é maximizada no momento em que praticamos alguma atividade física, numa corrida por exemplo, todo o organismo trabalha para que o oxigênio chegue ao músculo esquelético para que ele auxilie na produção de ATP (energia). Se o ambiente apresentar uma concentração elevada de CO2(caso de ambientes poluidos por gases provenientes da queima de combustíveis fósseis), gás que a hemoglobina tem maior afinidade no transporte no sangue, a chegada de oxigênio ao musculo seria prejudicada em muito. E essa é apenas uma visão do dano no momento do exercício, se fizermos uma verificação a longo prazo ficaria claro o risco de desenvolver um câncer de pulmão, inflamações respiratórias, aumento da consistencia do muco produzida pelas vias aereas em pessoas que inalam esses gases durante a atividade física, entre outras doenças. Essas doenças se acometem em todas as faixas etárias, mas a maior incidência é sobre crianças e idosos. Pesquisas realizadas no Brasil na década de 90 verificaram que a inalação de dióxido de nitrogênio estava associada com a mortalidade de crianças por doenças respiratórias e o aumento de PM(particulas inaláveis ) em mortalidade em adultos.Doenças cardiovasculares também são apresentadas como resultado da poluição do ar,sendo que o viscosidade sanguínea é aumentada, quadros de arritmia cardiaca aparecem, aumento da pressão arterial, entre outros efeitos maléficos. Enfim, se torna necessario tomar para si as dicas apresentadas no blog, escolhendo assim o melhor lugar para se praticar a atividade física, tomando para si beneficios e não prejuizos a saúde.
ResponderExcluirAtualmente com a intensificação da industrialização, facilidade na compra de automóveis, queimadas etc. a poluição nos grandes centros tem aumentado gradativamente com o passar do tempo. Com isso, pessoas que praticam atividade ao ar livres estão suscetíveis a esses gases depositados na atmosfera. Isso pode causar efeitos como mal esta após a atividade, tontura, isso causada pelo efeito que esses gases causam no organismo. Um exemplo é o CO2 que pode prejudicar na distribuição de O2 pelo organismo. Assim com uma exposição diária a essa situação, o risco de gerar doenças mais graves como câncer de pulmão, câncer de pele, rinites, pneumonia e notório. A escolha de locais e horários apropriados para pratica de atividades física ao ar livre e uma opção bem fácil e que previne uma grande quantidade de problema a sua saúde.
ResponderExcluir